É comum que esporadicamente colaboradores precisem de uma exceção nos horários ou dias de sua jornada de trabalho, como quando um colaborador precisa de horário especial para faculdade ou tem rodízio do carro.

Com a nova funcionalidade Exceções, ao invés de criar uma nova jornada apenas para atender essa necessidade, você pode simplesmente criar uma exceção - para um dia específico ou para um período (de, até).

Exemplo 1: Juliana trabalha todos os dias das 08h às 17h. Mas apenas nas terças-         feiras ela precisa chegar às 07h.

Exemplo 2: A Entrada de Juliana é sempre às 08h no escritório, mas ela participará de alguns eventos na próxima semana, então preciso que sua jornada fique flexível nesse período.

No(s) dia(s) de exceção, a jornada padrão do colaborador é substituída pela exceção que foi criada. Como no Exemplo 1 dado acima, nas terças-feiras ao invés de a Entrada da Juliana estar planejada para 08h, estará planejada para 07h.


Aprenda a criar uma Exceção de jornada:

1. Acesse o Painel usando uma conta com permissão para acessar Jornadas: https://admin.oitchau.com.br 

2. No menu clique e Jornadas, depois na aba Exceção.

3. Clique no botão [+ Criar exceção]. Antes de criar, é importante lembrar que a exceção adicionada substituirá a jornada de trabalho padrão do colaborador nesse dia (ou período).

4. Digite o nome da exceção (Ex.: Rodízio Juliana), depois pesquise o colaborador e selecione. 

5. Agora defina quando essa exceção será válida: apenas um dia (ex.: Out 8, 2019) ou clique em “Adicionar período” para que a exceção tenha data de início e fim, podendo durar, por exemplo, uma semana ou um ano inteiro. Selecione quando a exceção deve começar em “De” e quando deve acabar em “Até”.

6. Agora configure a exceção. Para cada dia da semana dentro do período escolhido você pode selecionar o tipo de Jornada:

  • Sem exceções = Nesse caso, será considerada a jornada padrão do colaborador;
  • Comum = Nesse caso, você determina os horários de Entrada, Saída e Intervalo que deverão ser considerados nesse dia de exceção;
  • Flexível = Você determina apenas o total de horas de trabalho de planejadas para o dia, mas o colaborador não tem hora certa para bater os pontos;
  • Folga = É adicionada folga para aquele dia ou período.

Confira abaixo como ficaria a configuração da exceção no exemplo: 

“Juliana tem rodízio de carro todas as terças, e trabalha com horário flexível todas as sextas-feiras.”

Feitas as configurações, é só [Salvar] no botão azul e pronto!

A Exceção foi criada e o colaborador terá sua jornada de trabalho customizada conforme as configurações.


Como criar uma exceção direto pelo Super Punch?

Além da maneira customizada de criar uma exceção, você também pode criar uma automática direto pelo Super Punch. Essa função é muito útil quando você precisa apenas ativar um dia de trabalho para uma pessoa, por exemplo: Ricardo não trabalha aos sábados, mas no próximo sábado ele irá trabalhar.

Vamo ao passo a passo:

1. No Painel (https://admin.oitchau.com.br) usando uma conta com permissão de acesso a Jornadas, abra o Super Punch de um colaborador.

Para abrir o Super Punch: clique no menu em Relatórios > depois Folha de Frequência, pesquise um colaborador, selecione a data e clique em Gerar. Após gerado o relatório, você verá o botão “Super Punch” verde no canto direito.

2. Com o período pesquisado aberto, basta passar o mouse em cima de um dia desativado (sem jornada planejada) para ver o botão [Adicionar exceção]. Clique!

Automaticamente o dia será ativado com os mesmos horários da jornada padrão do colaborador planejados para aquele dia específico.


Como desativar uma Exceção?

Você pode acessar no menu Jornadas, depois aba Exceção. Na lista de exceções criadas, passe o mouse por cima da que você deseja desativar e clique no botão “Desativar” que vai aparecer. Pronto!



Encontrou sua resposta?