O Oitchau tem o melhor sistema de Banco de Horas do mercado! Isso porque é o mais completo em ferramentas e o único com infinitas possibilidades de customização.

Vamos falar um pouco sobre cada função e aprender o passo a passo para configurar cada uma delas.


Ativando o Banco de Horas

Vamos começar ativando o Banco de Horas no Grupo de regras criado.

Primeiro você deve acessar no menu em: Configurações > Grupos de Regras.


Com o Grupo de Regras aberto, na aba "Banco & Horas Extras", clique na chave "Banco de Horas" para ativar.

  • Caso você não queira ativar o Banco de Horas e configurar apenas as Horas Extras, basta deixar essa chave desativada.


Configurações básicas de Prazos e Duração

Ao ativar o Banco de Horas, o primeiro passo é definir:

  • DATA DE INÍCIO: É quando se inicia o banco de horas e passa-se a contabilizar as horas positivas e negativas dos colaboradores do grupo;

  • PRIMEIRO VENCIMENTO: Utilize essa opção caso sua empresa tenha começado a usar o Oitchau agora, porém já existe um banco de horas recorrente para seus colaboradores. Nesse caso, escolha a data em que deve ocorrer o primeiro fechamento. Nessa data, o banco de horas irá encerrar o período atual, zerar e iniciar um novo período.

  • DURAÇÃO DO BANCO: Nesse campo você define quantos meses de duração o banco de horas terá, por exemplo: 2 meses. Significa que os colaboradores acumular˜åo banco durante 2 meses, e ao completar esse período o banco fechará e reiniciará um novo período.

Por último, escolha se deseja mostrar o saldo de Banco de Horas no aplicativo dos colaboradores, e se deseja ou não descontar faltas do banco.


Fases de compensação & Limites

Nossa customização de fases é poderosíssima! Você pode criar quantas fases de compensação, e também pode escolher como distribuir as horas em cada fase.

  • Defina o período das Fases

Escolha em quais dias aplicar cada fase de compensação. Por exemplo, digamos que você configure uma fase de Segunda a Sábado, e outra aos Domingos & Feriados. Você pode criar diversas fases, porém os dias não podem se repetir.

  • Defina a porcentagem de compensação

Para cada fase, você deve escolher a porcentagem de compensação que os colaboradores receberão pelas horas de banco positivas.

  • Defina a distribuição de horas

E por último, você deve escolher como quer distribuir essas horas. Deslize a barra para definir se quer considerar as horas da fase como 100% Banco de Horas, ou se deseja distribuir uma porcentagem das horas para Horas Extras.

Exemplo:

Fase 1: Segunda a Sábado, com 50% de compensação, distribuindo as horas 100% para o Banco de Horas;

Fase 2: Domingos & Feriados, com 100% de compensação, distribuindo as horas 50% para o Banco de Horas e 50% para as Horas Extras;

Depois, quando for gerar relatórios, eles estarão personalizados conforme as configurações que você fez!

Envio de Alertas de Limite atingido

Uma das funcionalidades do Oitchau que ajudam empresa a economizar dinheiro é o envio de alertas de limites atingidos.

Por exemplo, você acabou de configurar as regras Banco de Horas. Agora pode escolher que os gestores recebam um alerta quando o colaborador atingir um determinado total de horas de Banco.

Esse total pode ser Semanal, Diário ou Mensal. Quando o colaborador atingir essa marca, o gestor receberá uma notificação no aplicativo.

  • É importante entender que essa configuração não cria um limite, não impede o colaborador de ultrapassar esse total de horas. Ele apenas envia um alerta, para que o gestor possa identificar excessos em tempo real e evitar prejuízos.

Pronto! Seu Banco de Horas está configurado com sucesso!

Se precisar de ajuda, fale com nosso time de Suporte pelo chat no Painel de Administração.



Encontrou sua resposta?